istockphoto-103963369-170667a

 Sabemos que existem muitos benefícios no uso das placas fotovoltaicas, por conta disso, o investimento na geração de energia solar está cada vez maior.  Uma dessas vantagens é o fato de existirem muitas maneiras de trabalhar com ela, tal como a geração de energia solar compartilhada, que permite que diferentes imóveis, tanto residenciais, quanto rurais e industriais, possam usufruir de um único sistema.

É a energia solar compartilhada que garante uma melhor utilização do excedente energético gerado pelos sistemas fotovoltaicos. É comum ter sobras em um sistema fotovoltaico instalado, e ele pode ser aproveitado por outro imóvel, o que permite uma maior abrangência desse tipo de recurso.

CONHEÇA AS MODALIDADES POSSÍVEIS DE GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA SOLAR

A geração compartilhada de energia solar é uma das modalidades que a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, criou para a Geração Distribuída de energia solar. Refere-se a possibilidade de que duas ou mais unidades de consumo possam usar a energia solar compartilhada gerada por uma única unidade geradora.

Entende-se por unidade de consumo as casas, apartamentos, propriedades rurais, industriais ou comerciais que tem o interesse de utilizar a energia gerada pela unidade geradora, que é o local onde um sistema fotovoltaico é instalado.

Para que tudo funcione da maneira correta e os créditos possam ser bem aproveitados, é necessário que os consumidores, que podem ser tanto pessoa física quanto jurídica, estejam na mesma área de concessão ou permissão da distribuidora de energia e que tenham microgeração ou minigeração distribuída onde essa energia será consumida.

Quando tudo isto está de acordo com as normas da ANEEL e há sobras suficientes no sistema solar instalado, torna-se possível fazer uso da energia solar compartilhada. 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENERGIA SOLAR COMPARTILHADA?

Existem mais de uma forma onde existe a energia solar compartilhada. No total, são três, que correspondem a:

Autoconsumo remoto

Refere-se a uma forma de energia solar compartilhada em que o sistema instalado não está necessariamente próximo à carga. Ou seja, o cliente pode instalar a usina em um terreno ou imóvel e utilizar os créditos gerados em outra unidade consumidora. Todas as unidades de consumo precisam pertencer à mesma pessoa, seja esta física ou jurídica. É ideal para aqueles que possuem um sistema fotovoltaico em casa, mas tem o desejo de usar essa energia também na sua casa de praia, por exemplo, ou em sua chácara de lazer. 

Pode ser também que o sistema solar esteja instalado em uma empresa que possui filiais e a matriz possa compartilhar a energia gerada com as outras sedes.

Geração compartilhada

A geração compartilhada nada mais é que um método que se caracteriza pela junção de vários consumidores através de uma cooperativa ou consórcio. Aqui, pessoas com interesse em comum se juntam para dividir os custos da unidade geradora de energia solar e, para que todos possam compartilhar dos benefícios dela. 

Nesta forma de energia solar compartilhada, o sistema de geração de energia é instalado em um lugar diferente das unidades consumidoras e depois distribuída para as unidades correspondentes, que fazem parte deste grupo. 

Existem muitas vantagens relacionadas a cooperativas solares. Clique aqui e veja mais sobre este tema.

Condomínio solar

O condomínio solar refere-se a uma forma de energia solar compartilhada em que cada unidade consumidora corresponde a uma fração do uso da energia gerada pelo sistema. 

Esse método se caracteriza por ser usado em condomínios residenciais, tanto de apartamentos, quanto de prédios. Aqui, cada lar diz respeito a uma unidade de consumo, onde as áreas comuns do condomínio acabam representando outra unidade.

Para que eles possam usufruir da energia solar compartilhada, o sistema é instalado na cobertura do prédio e assim, todos podem usar ou, em caso de condomínios de casa, utilizar em algum espaço disponível.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR COMPARTILHADA?

Existem muitos benefícios para as pessoas e empresas que desejam fazer uso da energia solar compartilhada. Quer saber quais são estes, que você também poderá aproveitar ao fazer este investimento? Então acompanhe a seguir.

Passa-se a gerar economia

A energia solar encontra um grande benefício quando o assunto é economia. Tendo em vista que os custos iniciais com a instalação de um sistema fotovoltaico individual são elevados, você poderá desfrutar da geração compartilhada para gastar menos.

Existe uma redução de perdas

Através do uso da energia solar compartilhada, seja ela residencial, empresarial ou rural, tem menos perdas do que outras formas de energia, pois tudo o que é gerado poderá ser aproveitado em algum outro lugar.

Há diminuição do impacto ambiental

Não é segredo que um sistema fotovoltaico é uma das maneiras de gerar fonte de energia limpa e sustentável Um dos principais pontos da fundamentação sobre energia renovável é que ela é vista como o futuro para a Humanidade justamente por causa do seu baixo impacto ambiental. Sem dúvidas, para aqueles que se preocupam com o meio ambiente, é uma ótima opção.

Traz mais segurança

A energia solar compartilhada é considerada mais segura quando comparada a um sistema padrão da distribuidora, pois sofre menos quedas. Por conta disso, os usuários podem fazer seus planos com segurança, sabendo que dificilmente terão problemas na energia, o que é uma preocupação a menos para ter que lidar no cotidiano tumultuado no qual vivemos.

Há uma proteção contra inflação energética

Um dos termos que mais ouvimos falar atualmente é a famosa inflação, que assusta muitas pessoas. Com a energia solar compartilhada, você consegue diminuir os riscos no que diz respeito à inflação energética, que já subiu quase 500% nos últimos 20 anos.

E então, o que falta para que você comece a investir agora mesmo em energia solar compartilhada? Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe abaixo nos comentários que faremos o possível para lhe responder rapidamente. Compartilhe o conteúdo com pessoas que possam se interessar sobre o assunto.

Quando escolher qual a melhor forma de energia solar compartilhada para suprir suas necessidades, converse com nossos especialistas e faça um orçamento, para que seus planos saiam do papel e no próximo ano você consiga desfrutar de todos os benefícios que um sistema fotovoltaico poderá lhe trazer.